sábado, maio 19, 2007

Passeio - Cruzeiro à BERLENGA 2 a 10 de Junho 2007

Meus caros, iniciamos os preparativos para o nosso passeio à BERLENGA, saindo da NADO - Nautica Desportiva Ovarense, passando pela Figueira da Foz, Nazaré e finalmente o encontro com outros velejadores já na Berlenga.
Para o efeito fizemos, hoje, uma reunião de Skipper's!
Para minha surpresa e provavelmente de todos aqueles que têm o privilégio de o ter como amigo, entre outros, compareceu à dita reunião, o nosso Alberto ( o Alberto do Blitz - nome da sua embarcação).
O Alberto é uma pessoa "impar" e cheia de virtudes, é-lhe reconhecida, contudo, uma tremenda difculdade em ajustar o seu proprio fuso horário ao fuso horário local. Desta vez também nos presenteou com uma recuperação fantastica dessa comum décalage atrasando-se apenas 1h e 30m - (para quem não saiba o desfasamento pode facilmente atingir cerca de 24h!).

Posto isto, não posso deixar de "postar" na integra uma mensagem que este nosso amigo nos mandou antes da dita reunião e que justifica plenamente o atraso acima referido:


A GRANDE ODISSEIA BERLENGAS 2007

Caros companheiros, sem querer lançar a confusão, no planeamento do próximo desembarque e reconquista das Berlengas, (que mais uma vez ficará nos anais da história da gloriosa armada na NADO), proponho a seguinte estratégia partindo de uma velocidade de cruzeiro inicial de 7 nós:
1-É um disparate sairmos de Aveiro, toda a gente sabe que para Baixo ... o melhor é irmos ganhar "embalagem" a Vigo (dada a falta de tempo fretamos uma "convoiage")
2-Esperamos que a maré esteja bem no "ciminho" e arrancamos mal comece a descer(ganhamos 2 nós)Veloc=9 nós
3-Ao passarmos Stª Tecla carregamos na tecla _shift vento, e começamos a navegar com vento grande (leia-se VENTO) e duplicamos a velocidade ->Veloc=18nós
4-Com o mar a baixar e os rios mais altos coordena-se com o IPTM, a abertura simultânea das comportas do rio Douro, (que poderá ter aproveitamento turístico) vislumbrando-se a maior onda do mundo, passarão os "SUPERTUBOS" havaianos a chamar-se "Palhinhas de água de Côco".)
5-Mesmo desgastada pelos "surfas" mais radicais é realista prever um "àport" de 10 nós. Como santos da casa nã fazem... O melhor é fazer render a onda. Passará a frota ao largo da barra de Aveiro numa "surfada" de Veloc=28nós.
6-Se prestarmos atenção à geografia, temos antes da Figueira-a "Serra da Boa Viagem", que termina numa terra chamada "Vais" e logo a seguir "Buarcos", é uma mensagem da mãe-natureza que se decifra na password :"SERÁ BOA VIAGEM SE VAIS DE BUARCO" gritada a bons pulmões pelos vozeirões da NADO, soltará os ancestrais ventos das serras portuguesas (o vento espanhol já se sabe...é dispensável).
6-Com esta genial descoberta, levamos uma palmadinha nas velas de mais 10 nózinhos, VELOC=38nós.
7-Numa horita pomo-nos na terra de "Nã Há Azari" mais conhecida por Nazaré, pois claro... Logo... com um bocadinho de Sorte atingiremos... 40nós!!!
8- Rumo a uma entrada memorial no GUINESS de veloc em embarcação à vela (tirando um não oficial registado nas Cataratas do Niagara) eis que levamos um tiro. O QUÊ??? UM TIRO ??? -será "niño e la pitola"? Será o novo torpedeiro à vela da NADO? NÂO é o Canhão da NAZARÉ!! Que nos atirará para a linha de partida da regata e 30 segundos mais tarde para a de chegada, quais gloriosos Barões de Munchausen, arrebanhamos em colectivo o recorde incontestável de velocidade 80 nós!!!!???? Eu sei que é pouco mas para o ano há mais.
NOTA:-Esta ultima jogada vai ser a mais dificil...convencermos a organização a fazer a regata no dia 2.
CONCLUSÃO: Como é óbvio esta estratégia não é negociável, serão aceites apenas ligeiras adaptações.
A PREVER: Será de todo recomendável que se estude novo tipo de materiais "high-tech" a utilizar nas velas, pela minha experiência e dadas as elevadíssimas velocidades do vento, proponho SPIS em RENDA DE BILRROS não esquecendo o logo da NADO que poderá ser em PONTO CRUZ...
Quaisquer créditos de agradecimento poderão ser depositados no guestbook em
http://www.albertoblitz.no.sapo.pt/ ou no blog oficial da NADO.

terça-feira, maio 01, 2007

Foto repostagem Viana Castelo Bayona 1/5/2007

à Largada de Viana Paulo Venceslau Uma perspeciva do XPTO2 um First 26 Já no Mar





Fernando Lamão a abrir caminho...

















A unica embarcação que se cruzou em pleno mar!
















O mar não estava para bricadeira mas o XPTO2 portou-se muito bem!

















Chegada a Bayona
Real Clube!

Uma perninha "à Vela" e em boa companhia, nunca se dispensa...

É verdade, foi ontem já ao fim da tarde que recebi o convite de um amigo de regatas para o acompanhar na viagem que iria fazer para concluir a 3 perna da viagem que já tinahm iniciado de Ovar/Carregar até Bayona em Espanha e que se tinha ficado por Viana do Castelo.
Convite feito e só não aceite de imediato devido a logisticas familiares.
Horas depois confirmado e hoje de manhã, às 8h, lá zarpamos de Viana do Castelo até Bayona onde chegamos às 14H 30. Foi uma navegação sempre à vela, com excepção da saida e entrada nas marinas.
Eram companheiros de Viagem, o Paulo Venceslau, patrão da embarcação e o Fernando Lamarão seu companheiro de outras aventuras.
Na logistica tivemos o apoio do Bruno Lamarão (soneca) que fez o favor de deixar de dormir umas horas e nos ter ido levar a Viana e 6h30 depois e após recuperar as ditas horas de sono, nos ter "levantado" em Bayona. Aos três obrigado! Ah!!! já me esquecia, coisa que não acontecia há muito tempo, enjoei e deitei a carga ao mar 3 Vezes.