sábado, maio 24, 2008
II - Regata Internacional das Rias Baixas a Aveiro
Estive lá! Fazendo parte da tripulação do XPTO2 que era capitaniado pelo Paulo Venceslau. Da tripulação faziam parte tambem, o Daniel Andrade e o Simão Almeida.
Um pouco do que se passou:
Teve inicio no passado dia 2 de Maio (2008) a primeira perna da II Regata Internacional das Rias Baixas a Aveiro que só foi possivel com a mestria dos nossos amigos do Àvela e com a colaboração com os nossos hermanos galegos.
A NADO ( o meu clube) fez-se representar por uma embarcação, o "XPTO 2", uma embarcação de 26 pés que não deixou os seus créditos por mãos alheias...
De entre cerca de 40 embarcações à partida de Poboa do Caramiñal e cujas dimensões variavam dos ditos 26 a 50 pés, o "XPTO 2" arrecadou um honroso 2º (Segundo Lugar) à chegada a Vigo. Esta perna foi de cerca de 30 nm.
Já no Sábado as coisas mudaram de figura. A Largada de Vigo foi dada às 10H locais praticamente sem vento, 4 horas depois tinha-se progredido apenas 5 nm, das 55 nm previstas. Vigo - Póvoa do Varzim.
As condições de reduzido vento levaram a que mais de metade da frota tivesse desistido nas primeiras 2 horas.
Subitamente, perfil da regata aterou-se já perto das ilhas Cies, o mar tornou-se agressivo, vaga curta e forte, o vento subiu acima de 22 nós e as condições deixaram rápidamente de ser agradáveis para uma boa "velejada" resultando que outra boa parte da frota a desistisse, uns seguindo a "todo o motor" para a Póvoa e outros optando por procurar abrigo nas marinas mais próximas. O patrão do "XPTO 2" decidiu e bem, regressar a Vigo. Zarpamos ainda muito cedo, no dia seguinte, Domingo. fizemos o trajecto sempre à Vela - VIGO - PÓVOA DO VARZIM em 10h52min. Que bom!
Na "perna" do dia anterior a "LARIMAR", embarcação da Figueira da Foz bateu com o patilhão numa pedra perto da Póvoa resultando estragos avultados.
A largada da ultima regata foi dada ainda muito cedo (8h de 10/05/2008) na Póvoa do Varzim.
O XPTO2, quase ao segundo exacto fez-se à prova. Durante várias milhas (e em tempo real) liderou por completo a regata.
O vento soprava de feição, a vaga estava nos limites aceitaveis para as dimensão do "XPTO 2".Avarias várias fizeram com que algumas embarcações não tivessem terminado a prova. Uma delas, de 50 pés conseguiu torcer a retranca, provávelmente na sequência de uma manobra mais exigente e arriscada, engrenagens de rodas de leme partidas etc etc. de tudo um pouco.
O "XPTO" e a sua tripulação, apesar de um "grande susto" à entrada da barra de Aveiro, obteve, mais uma vez, um lugar de destaque, o 3º.
3º Lugar na classificação geral, 3º Lugar na regata ora relatada e 2º Lugar na prova de Caramiñal a Vigo. Parabéns ao Paulo Venceslau, o Skipper e à restante tripulação, uns que nunca pararam de beber e comer e outros em dieta quase total.Na entrega de prémios estiveram prensentes (em Aveiro) toda a equipa organizadora, Espanhois e Portugueses que estão efectivamente de parabéns pelo esforço e sucesso do evento, assim como representantes de clubes participantes, patrocinadores e entidades oficiais.Seguem-se mais algumas fotos para melhor ilustrar os acontecimentos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)